5 coisas que você precisa saber sobre carreiras em games
13/03/2015 - 09H03 - POR DANIEL MONASTERO
Antes de começar este post gostaria de aproveitar para anunciar a aprovação do nosso jogo, Shiny, no programa ID@XBOX da Microsoft. A partir de agora poderemos começar a desenvolver, de fato para o Xbox One. Quem quiser acompanhar nossa produção pode nos seguir no Facebook e no Twitter.
Vamos então para as dicas:
1. Começar a trabalhar com games leva tempo
(as famosas 10 mil horas)
O conceito de 10 mil horas de estudo e prática para se alcançar a proficiência em algo foi conceituado por Malcolm Gladwell em seu livro Fora de Série (Outliers), no qual ele estuda a vida e carreira de diversas pessoas de sucesso como Bill Gates e J. Robert Oppenheimer e dos Beatles para demonstrar que, quando eles tiveram suas grandes oportunidades, eles já haviam somado mais de 10.000 horas de estudo e prática.
Segundo a biografia dos Beatles, eles haviam se apresentado mais de 1200 vezes ao vivo entre 1960 e 1964, em Hamburgo, Alemanha, totalizando mais de 10 mil horas tocando em shows. Segundo Philip Norman, biografo dos Beatles, "Quando eles retornaram para a Inglaterra eles tinham um som como nenhum outro".
Anos de estudo e prática: essa é a única fórmula que conheço para se ter sucesso em qualquer carreira.
2. Aprender a aprender
Um dos maiores desafios para os estudantes de todas as áreas é "aprender a aprender", ou seja, não se trata de aprender um assunto ou técnica e sim de qual a melhor forma para compreender qualquer tipo de conhecimento.
Normalmente quando decidimos estudar um assunto em particular com um objetivo direto, passamos anos nas escolas e universidades brasileiras pensando em absorver conhecimentos suficientes para passar no teste, na prova. Ok, de um ponto de vista pragmático você resolve o problema imediato, passar na prova, tirar uma boa nota e o assunto está encerrado. Mas, na verdade você está criando um novo problema: como aplicar esse conhecimento a outras situações?
A resposta pode ser como comparar uma corrida de 100 metros rasos com trekking em uma montanha . A corrida de 100 metros rasos acaba em poucos segundos, um trakking pode demorar vários dias. Mas a vantagem do trekking é que você pode observar a paisagem, a vegetação, o clima, conversar com outra pessoas, enfim, a jornada é mais importante do que o resultado.
Nessa jornada de estudos, você poderá inter-relacionar diversos assuntos, se você tem um problema, por exemplo aprender a criar um material (shader) em PBR (Physically Based Rendering) para um jogo, cabe ao profissional estudante (estamos sempre estudando), buscar um caminho que lhe permita a maior compreensão do assunto.
O caminho que eu escolheria, o mesmo caminho que eu uso nas minhas aulas, é começar através do estudo da Física, é entender reflexão especular e difusa e depois seguir o caminho passando pela origem dos shaders na computação gráfica. Por fim, chegar ao objetivo final que é a aplicação prática de todos esses conhecimentos no seu projeto, usando sua ferramenta preferida.
Um belo exemplo é esse TED Talk sobre a pintura "Starry Night" de Vincent Van Gogh. Genial!!
3. Resiliência
Como o termo resiliência para definir um atributo humano advém da Psicologia, preferi traduzir o conceito diretamente da Wikipedia:
Resiliência na psicologia é um atributo positivo, não-cognitivo, baseado na paixão individual por um objetivo em particular de longo prazo, somado a uma forte motivação para alcançar aquele respectivo objetivo.
Veja o fantástico TED Talk de Angela Lee sobre "A chave do Sucesso: Resiliência". Tem legendas em português, basta clicar em subtitles e escolher português.
Aprenda a ser resiliente!
4. Invista em estudos e em você
(dinheiro)
Antes de pensar em entrar de cabeça nos estudos de arte e 3D eu tinha uma carreira focada na minha formação jurídica - mas a paixão tinha acabado.
Para mudar de carreira tracei um plano de 5 anos, e comecei a investir parte do meu salário nos meus estudos. No decorrer desse prazo eu avaliaria as oportunidades e decidiria se seria possível mudar de carreira.
Como já havia me formado em Direito, decidi que não seguiria, a princípio, o caminho da graduação universitária e me programei para no futuro fazer um MBA ou especialização voltado para o desenvolvimento de games. Portanto o caminho que escolhi foi através de cursos livres. Estudei em quase todas as escolas de 3D de São Paulo, além disso fiz cursos de arte tradicional, desenho e escultura, como forma de melhorar minha sensibilidade artística e explorar meus limites dentro desses fundamentos essenciais.
“Begin by learning to draw and paint like the old masters. After that, you can do as you like; everyone will respect you” (Comece aprendendo a desenhar e a pintar como os velhos mestres. Depois disso você pode fazer o que quiser; todos vão respeitá-lo) ―Salvador Dalí
A verdade é que o "preço" dos cursos é relativo ao seu aproveitamento dos conhecimentos fora de sala de aula. Na Axis School of Visual Effects, onde dou aula, o aluno deve estudar e aplicar os conhecimentos das aulas no seu tempo livre, seja em casa ou na própria escola. A Axis fica aberta o dia todo e os alunos podem e devem usar o espaço para estudar.
>>> Vale a pena ler a matéria da GALILEU "Criatividade se adquire com prática".
5. Conheça os profissionais do mercado
(siga a estrada de tijolos amarelos)
No Brasil, há diversas oportunidades para vocês conhecerem e interagirem com os profissionais do mercado de games e entretenimento. Falo de eventos onde se reúnem desenvolvedores, artistas e estudantes para palestras, conversas, apresentações, premiações e rodadas de negócios.
Vá nesses eventos e procure conhecer os participantes. Faça perguntas e se apresente. Funciona!
Aqui vão alguns exemplos de eventos abertos ao público nos quais vocês podem participar:
- Encontros do IGDA São Paulo (International Game Developers Association)
- Fatec Game Week (serei palestrante este ano, assim que o evento for confirmado passo as datas!)
- Brasil Game Show
- Open Classes e Master Classes da Axis
- Big Festival e Big Spin (Brazil Independent Games Festival)
- Comic Com Experience
- Encontros do IGDA São Paulo (International Game Developers Association)
- Fatec Game Week (serei palestrante este ano, assim que o evento for confirmado passo as datas!)
- Brasil Game Show
- Open Classes e Master Classes da Axis
- Big Festival e Big Spin (Brazil Independent Games Festival)
- Comic Com Experience
Há muitas outras oportunidades, basta seguir a estrada de tijolos amarelos!
Semana que vem tem mais! Até lá eu continuo aqui: Press Continue!
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