segunda-feira, 7 de maio de 2018

Saiba como revestir a parede com azulejos em 6 passos

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
O azulejo é um revestimento popularmente conhecido e utilizado há muitos anos para os mais diversos fins, desde proteção para as fachadas até para ambientes internos de casas ao redor do mundo. As peças cerâmicas são compostas por uma mistura de argila e possuem uma face lisa para o exterior, e outra rugosa para facilitar a aplicação.
Graças a sua alta capacidade de proteção contra a umidade, os azulejos são extremamente aplicados em áreas molhadas como cozinhas e banheiros, nem que seja apenas nas partes mais afetadas pela água. Como também contam com uma aparência estética bastante atraente, muitas vezes são aplicados em salas de estar e outros cômodos por motivos decorativos.
E já que estas peças são tão famosas, hoje falaremos um pouco sobre a sua aplicação para que você conheça mais sobre o processo antes de começar a reforma ou construção do seu lar. No entanto, tenha em mente que apenas com a ajuda de profissionais arquitetos ou decoradores é possível ter um bom resultado final. Além disso, o auxílio profissional é essencial para garantir a segurança dos usuários e durabilidade do material. Quer saber mais? Então venha conosco!

1. Hora de planejar

Cozinhas ecléticas por Mexambiente e.K.
Mexambiente e.K.

Originelle Fliesen für eine einzigartige Küche

Mexambiente e.K.
Antes de mais nada é necessário sentar, pensar e calcular um pouco. Logo no primeiro passo nota-se a importância de contar com a ajuda de um profissional, afinal, nada como a experiência para conhecer todas as possibilidades antes de escolher as medidas das peças. Este passo é indispensável para evitar o desperdício de peças, mantendo o orçamento em ordem e gerando menos entulho. Já aqui há alguns outros detalhes que devem ser levados em conta, por exemplo a espessura da junta entre peças.

2. Preparar a superfície

Detalhe do Revestimento: Cozinhas minimalistas por 8|Haus
8|Haus

Detalhe do Revestimento

8|Haus
Feitos cálculos e projetos, antes de colocar a mão na massa deve-se garantir que as paredes estão prontas para receber os azulejos. Além de ser lisa e regular, a superfície deve estar limpa, pois a sujeira pode prejudicar a aderência das peças. Em geral, a limpeza é feita com uma vassoura do tipo piaçava ou com uma escova de aço. Em casos mais extremos, recomenda-se usar lavagem sob pressão.

3. Começando a instalação

Cozinha do Apartamento Mariz e Barros: Cozinhas modernas por Priscila Boldrini Design e Arquitetura
Priscila Boldrini Design e Arquitetura

Cozinha do Apartamento Mariz e Barros

Priscila Boldrini Design e Arquitetura
Com um fio de prumo e bate-linhas deve-se desenhar uma linha no sentido vertical que servirá como base para a primeira fileira. Neste momento, a precisão é muito importante, tanto do ponto de vista técnico quanto estético. E ao contrário do que muitos leigos podem pensar, não é recomendado começar pelos cantos já que os mesmos podem ser irregulares. Além disso, para os cantos ficam reservados os azulejos cortados, pois ficarão menos visíveis.

4. Argamassa

Parede e pavimento  por Alec Buchan
Alec Buchan

Aqua Marine Turquoise Glass Metro Tile Kitchen Splash Back

Alec Buchan
Neste caso, o cimento cola é utilizado para a argamassa que receberá os azulejos. Sua aplicação na superfície deve ser feita com uma espátula especial no sentido horizontal. A ferramenta possui dentes que desenham uma ranhura para segurar as peças.

5. Colocando as peças

Parede e pavimento  por Alec Buchan
Alec Buchan

Aqua Marine Turquoise Glass Metro Tile Kitchen Splash Back

Alec Buchan
Assim que espalhar a cola deve-se colocar os primeiros azulejos, sempre confirmando se o nível está correto. Para garantir uma boa fixação utiliza-se um maço para martelar e jamais deve-se esquecer de utilizar as cruzetas, pequenas peças plásticas que são colocadas entre as peças para garantir que o tamanho da junta seja sempre o mesmo. Uma junta temporária, como um taco de madeira, deve ser utilizado na base dos azulejos.
Ainda que se faça um planejamento perfeito, é impossível cobrir uma parede com azulejos inteiros, e portanto cortar algumas peças é essencial. Como já mencionamos, as peças cortadas ficam nas laterais, pois são menos visíveis. Para cortas os azulejos utiliza-se ferramentas específicas, logo contar com mão-de-obra especializada é o segredo do sucesso.

6. Acabamentos

Após completar a parede deve-se retirar as cruzetas e deixar secar por um dia e então espalhar a argamassa para as juntas. Esta argamassa é aplicada sobre os azulejos e deve ser levada até as juntas com a ajuda de um rodo de borracha. Por fim,  limpa-se a superfície com uma esponja molhada e retira-se todas as manchas.
Lembre-se que áreas molhadas estão submetidas a diversos problemas relacionados à umidade, portanto recomenda-se contratar profissionais qualificados que tomarão as medidas necessárias para proteger os ambientes.


https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4332605/saiba-como-revestir-a-parede-com-azulejos-em-6-passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário