sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

TRANSHUMANISMO (ou será TRANSUMANISMO?)

 

 


Transumanismos são movimentos e iniciativas de criação de híbridos humanos com não-humanos, graças às tecnologias e ciência sendo desenvolvidas no momento como transgênicos, clonagem, manipulação genética, computação, inteligência artificial, mecatrônica, etc, etc. Tente procurar no Google a palavra "transhumanism" e muita coisa será encontrada, entre ficção, não-ficcção, alarmismos, apocalipticos, e outras facções não sei como separar o joio do trigo. Mas... o assunto é realmente tenebroso.

Encontrei um exemplo de supostas experiências sendo já feitas para que o "ser" humano híbrido tenha uma excelente visão noturna como a que alguns animais possuem. São experiências financiadas por governos, como o norte americano (DARPA), principalmente com objetivo de criarem super soldados.

Aliado a "hibridização" entre humanos e não humanos, há também a inserção de máquinas, como chips e outros componentes eletrônicos para possibilitar os super-poderes dos seres resultantes destas experiências.

Os argumentos de benefícios são vários e maravilhosos: curar humanos de doenças e traumas de acidentes, fazer desaparecer os efeitos do inexorável envelhecimento, aumentar infinitamente as capacidades do humano atual como tornar o ser humano mais forte, mais inteligente (?!?!?), mais resistente e por fim, realizar algo como a eugenia, melhorando a "espécie" humana.

Outra coisa que podemos pensar sobre esse assunto é que a espécie humana como conhecemos hoje, será a mais "fraquinha" em algum futuro e será estigmatizada pelos seres híbridos muito superiores em vários aspectos a nós, poderá haver várias espécies de seres humanos, umas melhores que as outras. Li uma divagação (talvez nem seja tão divagação assim) que os seres humanos plus-plus talvez gostem do sabor, da textura da carne dos seres humanos primitivos, permitindo-se degustar as carnes nobres dos seres humanos primitivos, já que eles são um tanto quanto irracionais e não requer nenhuma consideração ética a se fazer sobre este tópico. 

Já existe até um nome para o ser humano melhorado: h+.

O horror é pensar que estas experiências já estão sendo feitas. Se ficamos horrorizados e apoiamos por exemplo, os manifestantes contra o Instituto Royal devido a testes com animais. Imaginem que em alguns lugares do mundo, humanos e animais estejam sendo utilizados para experiências do h+.

Há muita polêmica em torno do assunto (é lógico) e envolve múltiplas disciplinas e profunda preocupação ética. Francis Fukuyama (o do fim da história) é um crítico deste movimento classificando como sendo as idéias mais perigosas do mundo.

Mais algumas coisas sobre o assunto:

- http://www.ama-assn.org/resources/doc/ethics/ceja-6a09.pdf

- http://www.princeton.edu/~achaney/tmve/wiki100k/docs/Transhumanism.html 

- http://en.wikipedia.org/wiki/Transhumanism

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário