sábado, 4 de janeiro de 2020

Tudo zen?
A sabedoria Japonesa em quadrinhos, na sua mão

Ver se objetivamente e Honshin

O Yokota nos contou tambem que ver o honshin é algo como ver-se de fora de si mesmo. Tem um trecho da poesia de Machi Tawara que ilustra isto:

“Há também o eu que se espanta ao ver eu chorando, e a paixão começa a terminar silenciosamente”

Essas palavras falam que, olhando bem para si mesmo, é possível ver as emoções que estão dentro de você. Então você pode escolher tornar-se a pessoa triste, ou olhar a pessoa que está triste. O Zen convida a perguntar-se o que é que está triste?

Na linha Rinzai ensina-se que existe um Eu maravilhoso, o Eu que observa tranquilamente e sempre toma as decisões corretas.

Para mim isso se chama ser sincero consigo mesmo. Quando você está discutindo, e percebe que não está com a razão, você pode escolher entre adimitir que está errado ou tentar vencer através da lábia ou da força.

Porém o fato de você não estar com a razão não muda. Vale a pena forçar a barra e “vencer”? Bom, se for por um sorvete meu que está em jogo vale a pena lutar com todas as forças!

https://www.tudozenquadrinhos.com/post/ver-se-objetivamente-e-o-honshin



Nenhum comentário:

Postar um comentário