BEM-ESTAR
11.11.2014
CompraZen
AFASTANDO ENERGIAS NEGATIVAS
A energia negativa se traduz em tudo aquilo que nos faz mal, seja de ordem física seja emocional. Quando estamos impregnados com essa energia, temos a nítida impressão de que tudo se encontra num mar de obstáculos, sem contar os sintomas de ansiedade, angústia, insegurança, desânimo ou sensação de impotência nas realizações; enfim, parece que nada acontece como foi planejado.
Talvez o pior resultado da energia negativa seja a supressão da boa sorte, das oportunidades e, geralmente, a tendência a instalar o caos em nosso trabalho, nas relações afetivas e na vida familiar. Somos impelidos a pensar que a passagem dessa nuvem negra sobre a nossa vida seja sempre o desejo de nossos inimigos, mas esquecemos que, muitas vezes, nós mesmos podemos estar provocando essa situação.
Essa energia obscura pode ser gerada pelo ciúme, obsessão, vingança ou rancor – sentimentos que podem ter origem em nós mesmos ou nos outros. Até a depressão e a baixa autoestima podem provocar uma onda destrutiva que bloqueia um futuro próspero e positivo! O principal escudo protetor contra energias negativas começa, então, pelas nossas próprias ações. Não adianta apenas usar forças mágicas ou espirituais, se a pessoa não consegue se nutrir de bons pensamentos, sentimentos e boas atitudes. Assim, se mantivermos uma atitude positiva perante a vida, não haverá força negativa que invada nossos planos ou inimigos que possam nos destruir. Somente o bem pode gerar o bem.
Visualização: o melhor investimento em qualidade de vida é dedicar a si mesmo alguns minutos do dia para relaxar, praticar yoga ou buscar novos ideais que devolvam a alegria de viver. Uma técnica que considero ser bastante eficaz é o uso diário da limpeza da aura por meio do banho habitual. É simples:
- Com a cabeça debaixo do chuveiro, feche os olhos e visualize uma cachoeira de água verde brilhante banhando o corpo;
- Respire fundo e calmamente, relaxe todo o corpo;
- Enquanto sente a força e o som da água, repita mentalmente: “Eu tenho a paz, a harmonia e o amor”.
Nei Naiff – escritor, tarólogo e astrólogo
Na linha de Yoga, a Sri Chaitanya Yoga Ashram (cuja filosofia estimula as pessoas a fazerem modificações na casa e nos hábitos e incorporar a yoga no dia a dia), antes de começar a prática em si, arrumamos o ambiente, deixando-o limpinho, cheiroso e bonito. Depois tomamos um banho e colocamos uma roupa clara e confortável. Colocamos uma música suave, acendemos um incenso ou borrifamos perfume de cânfora. É muito difícil afastar energias negativas de dentro de nós se o ambiente não colabora.
Pranayama: temos um exercício de respiração que é muito útil para afastar frustrações, ansiedades e aflições que é assim:
- Sente-se com a coluna reta, feche os olhos e expire o ar dos pulmões pelas narinas com força como se estivesse tentando apagar uma vela;
- Inspire o ar lentamente pensando que está inspirando saúde, vitalidade, um novo ar, alegria e tudo de bom;
- Em seguida expire de novo pelas narinas num sopro rápido pensando que está expirando suas frustrações, ansiedades e aflições;
- Isso pode ser feito por alguns minutos e o efeito é extraordinário. Essa “mudança de ares” ajuda a afastar energias negativas que se instalam no nosso emocional e na nossa mente.
Chamar Deus: outro exercício infalível para acalmar a mente e o espírito é sentar-se bem confortável e chamar Deus no seu coração fazendo uma oração da sua fé ou recitando o mantra a seguir, específico para lhe trazer paz: OM SHANTI. Esse mantra significa paz em sânscrito e deve ser repetido várias vezes. Pode-se fazer em vários tons, cantar ou simplesmente recitar.
Boa companhia: escolher bem suas companhias ajuda muito a manter a energia positiva. Evite pessoas que tenha o hábito de falar mal dos outros. Treinar a mente para ver qualidades alheias também é uma forma de se contar com energias positivas.
Regina Shakti – professora de yoga, quiróloga e dançarina
Existem dois tipos de energias negativas, as exteriores e as interiores. As negatividades interiores são mais perigosas e nocivas à nossa felicidade do que as exteriores. Por exemplo, a raiva é uma imensa fonte de energias negativas, tanto para nós quanto para aqueles com quem convivemos. Ressentimento, reações vingativas e falta de paciência também são muito prejudiciais. Por isso Buda nos aconselha a sempre examinar nosso coração e o tipo de mente que estamos desenvolvendo. Mentes negativas atraem energias da mesma sintonia.
Atitude compassiva: o melhor método para afastar energias negativas é combater a raiva dentro de nós e cultivar atitudes compassivas:
- Comece observando sua mente, tente identificar a raiva quando ela está surgindo, antes que se torne um incêndio de grandes proporções. Ela aparece quando prestamos atenção nos defeitos de uma pessoa ou de uma situação. Devemos interromper essa atenção imprópria. Não são as pessoas que possuem defeitos, mas sim suas mentes carregadas de sentimentos, como a raiva, o apego, a inveja ou o orgulho. Esses são nossos verdadeiros inimigos e devemos combater também em nós mesmos. Da mesma forma que não acusamos um céu repleto de nuvens de desejar chuva e trovões, não deveríamos nos surpreender que uma pessoa atacada por raiva e outras desilusões aja de maneira errada. Pensando assim, poderemos nos acalmar e desviar nossa atenção para pensamentos mais positivos.
- Outra fonte perigosa de energia negativa é falar mal dos outros. Buda diz: “Não olhe para os defeitos dos outros, olhe para os seus próprios e procure corrigi-los. Não olhe para suas qualidades, olhe para as qualidades dos outros e procure elogiá-los.” Nossa fala pode ser uma arma ou um remédio para as pessoas com as quais convivemos. Se soubermos beneficiar os outros, colhemos resultados extremamente virtuosos. Esse carma positivo nos protegerá contra qualquer negatividade.
Monja Pälsang – monja da tradição Kadampa (budismo tibetano)
A energia negativa é tudo aquilo que nos tira do equilíbrio, da harmonia, da felicidade. Ela está por toda parte: nas ruas, nos shoppings, em casa... e principalmente em nós mesmos, que somos poderosas antenas que captam todos os movimentos negativos externos e transformam essas energias em depressão, tristeza, vazio, problemas de saúde, agressividade excessiva, passividade e assim por diante.
Atitudes para o bom combate: pratique pequenas atitudes diárias que acabam corroendo a negatividade, tanto a externa quanto a que acaba ficando em nós:
- Banhos com alecrim, manjericão, pétalas de rosa branca ou cor-de-rosa são excelentes para limpar energias negativas que trazemos do trabalho. O alecrim refaz a energia vital, traz saúde, autoestima e alegria. Deve-se fazer um chá forte com a erva seca em 1 litro de água e, depois de morno, deve ser jogado no corpo, inclusive na cabeça. O manjericão é a erva da calma, da tranquilidade, da paciência. Deve ser usado fresco e macerado em água morna (manipule a erva como se estivesse esfregando uma roupa na mão), principalmente por pessoas agressivas e que captam energias hostis do ambiente, ficando irritadas e com o “pavio curto”. As rosas devem ser usadas frescas, só ligeiramente amassadas na água com as mãos. Elas são responsáveis pelas sensações de bem-estar e alegria. Espantam a depressão e os pensamentos mórbidos.
- Em uma garrafa de álcool (líquido), coloque um pouco de cravo-da-índia e canela em pau e deixe descansar por 21 dias. Coloque um pouco desse álcool em um borrifador e complete com água, usando sempre essa mistura quando quiser deixar sua casa ou espaço de trabalho limpos e com pique, energia e atividade.
- Tenha em casa sempre flores frescas ou aquelas que você encontra plantadas em vasos, mas que duram pouco, como crisântemo ou prímula. Elas sugam toda a energia negativa do ambiente.
- Traga sempre uma turmalina negra em sua bolsa. Esta pedra é ótima para captar energias negativas de inveja, ciúme e agressividade e transmutá-la, jogando-as para longe de você.
Maria Tereza W. M. Modro – taróloga, astróloga e praticante do paganismo
Energias, tanto positivas quanto negativas, são frutos de nossos sentimentos e se manifestam por meio de vibrações mentais. Temos a capacidade de evitar e reciclar todo tipo de energia. Pensar positivo mesmo nas situações de caos; manter o equilíbrio e o bom humor; fazer uma pausa para relaxar; ver o lado cômico da situação e analisá-la como se não estivéssemos inseridos nela. Medite, ore, mas não se entregue ao desânimo!
Utilize a música: a música pode nos ajudar muito nesse sentido. Ela possui vibração e energias fortíssimas também para limpar as energias dos ambientes e do nosso corpo. Saiba como utilizá-la para remover a negatividade dos ambientes:
- Abra todas as janelas e portas que dão para fora do local.
- Acenda um incenso de alecrim ou de arruda.
- Coloque para tocar uma das músicas indicadas a seguir, saia do local e feche a porta que dá passagem para dentro da casa.
Hino à Alegria, coral da 9ª Sinfonia, de Beethoven
Jesus Alegria dos Homens, de Bach (assista ao vídeo abaixo)
Va Pensiero, coral de O Nabuco, de Verdi
- Deixe a música e o incenso terminarem e espere uma hora para abrir e entrar no local.
- Após a limpeza do ambiente, você poderá repetir o processo ficando dentro do local com as janelas abertas e a porta fechada para a limpeza de sua energia. Basta acender outro incenso do mesmo aroma e colocar novamente a música para tocar. Fique até acabar a música e o incenso para limpar todas as energias negativas do seu corpo.
Rosa Maria Biancardi – trabalha com relaxamento, aromas, musicoterapia, cristais , cores e ervas
Para nos mantermos bem, com alto-astral, e revigorados é muito importante que a nossa casa também esteja livre de energias negativas. A primeira coisa a fazer, então, é checar como está o ambiente de nosso lar.
Removendo a negatividade: um truque antigo é colocar uma pedra de carvão e um dente de alho num copo com água atrás da porta de entrada. O carvão possui a capacidade de condensar em si as energias negativas do ambiente. O alho atua na remoção da negatividade ambiental.
- Encha um copo comum de vidro transparente com água corrente da torneira. Coloque nele uma pedra de carvão e um dente de alho.
- Coloque o copo atrás da porta de entrada de sua casa, no chão ou sobre algum móvel ou escondido por uma planta. Atrás da porta é o local ideal porque já impede o ingresso de energias contrárias ou negativas na casa.
- Quando observar que o carvão ou o dente de alho, ou ambos, forma ao fundo, derrame a água, o carvão e o alho no vaso sanitário e dê a descarga. Sempre que o alho ou o carvão afundam no copo é sinal de que removeram as energias negativas do ambiente.
- Quando sentir necessidade, repita o procedimento.
Norma Blum - atriz, astróloga e neurolinguista
No Zen Budismo entendemos a energia negativa como o que é prejudicial, o que afasta do verdadeiro e do bem, o contrário de energia positiva. Só pensamos em energia negativa quando estamos no campo da dualidade, da dicotomia. E a melhor maneira de combatê-la é pela prática do Zazen.
Meditação zen: nenhuma energia negativa suporta Zazen – que significa literalmente za, sentar, e zen, meditação. Segue uma explicação de como praticá-lo. Essa é a essência do Zen Budismo:
- Sente-se na posição de meditação, ajuste a coluna vertebral, solte todo o ar dos pulmões, mantenha a respiração consciente, profunda e sutil, coloque a ponta da língua no palato (atrás dos dentes frontais, tocando a ponta da língua levemente no céu da boca) e mantenha os olhos entreabertos. Zazen é sentar zen; estar presente aqui e agora. Ouvir todos os sons, sentir todas as fragrâncias, perceber a temperatura, o ar e também perceber seus próprios pensamentos e os não-pensamentos. Forma e vazio.
- É bom colocar um incenso de sândalo ou de pinho.
- Sente-se de preferência de frente para uma parede lisa, num local nem muito claro nem muito escuro, nem muito quente nem muito frio, sem movimento de pessoas passando e sem muito barulho.
- As pernas podem estar na posição de lótus completa (pé direito sobre a coxa esquerda e pé esquerdo sobre a coxa direita); meio-lótus (pé esquerdo sobre a coxa direita); ou somente de joelhos, sentando-se sobre uma almofada ou pequeno banco ou numa cadeira.
- Em qualquer posição, mantenha a coluna ereta, sem se apoiar, respire com plena atenção, encontre o equilíbrio do corpo.
- Pode-se colocar também as mãos na posição cósmica (mão direita embaixo, com a palma para cima, e as costas dos dedos da mão esquerda apoiados sobre os dedos da mão direita. Os polegares ficam alinhados e tocando-se tão leve como se houvesse uma finíssima folha de seda entre eles).
- Dizem os sutras budistas que as energias negativas não suportam nem mesmo um desenho de uma pessoa em meditação. Essas energias farão de tudo para você sair da posição. Virão pensamentos na sua cabeça dizendo que é bobagem, que há melhores coisas a fazer, para não perder tempo, que nada está acontecendo. Aguente firme. E perceba todo o movimento.
- Partique zazen e transcenda o bem e o mal.
Como pregava mahatma Gandhi, “devemos ser a transformação que queremos no mundo”. Para transformar energias negativas de desafetos, guerras, violências, temos de nos transformar em energia positiva de ternura, amor, compreensão, compaixão, paz e não violência ativa. É preciso atenção plena e constante, esforço permanente. Se assim o fizermos, não apenas nós seremos beneficiados, mas todo o planeta, todos os seres, toda a vida. Mãos em prece.
Monja Coen – fundadora da Comunidade Zen Budista de São Paulo
Fonte: Dicas para Afastar Energias Negativas, Editora Caras, 2004
Acompanhe a linda versão de "Jesus, Alegria dos Homens", de Bach, na voz de Sissel Kyrkjebo:
https://www.comprazen.com.br/blog/14/105/afastando-energias-negativas-banho-respiracao-flores-compaixao-meditacao-mantra-yoga-protecao-musica-blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário