Resoluções de Ano Novo
William Douglas
- Arquivo pessoal
Conquistar sucesso, em qualquer que seja a área, não é nada se comparado com aprender a dominar medos e fraquezas; e, mais ainda, ser capaz de "vencer" em um concurso é pouco se lembrarmos que nossas ações devem ser voltadas para ajudar o próximo e fazer com que todos que nos certam também prosperem.
Ter sucesso é excelente e lucrativo em vários aspectos, mas a abertura de novos espaços profissionais não é tão importante quanto lançar a si mesmo no coração de pais, cônjuge, amigos. E, igualmente, não é mais importante do que ser tão transparente e confiável quanto se espera da água que se tenciona beber.
Meus votos e suas resoluções para o ano, portanto, são de que você realize seus projetos, mas nunca deixe de, antes, estar em paz consigo e com as pessoas que ama; que seu serviço ao mundo não se resuma a produzir notas, resultados e nomeações, que, claro, torço sempre para que você consiga, mas abarque, também, outras formas sublimes de sucesso e prosperidade, pois, no grande concurso da vida, a nobreza tem tido muito menos liquidez que a inteligência e os bens palpáveis.
Para que tudo isso aconteça e que esses votos se tornem mais do que resoluções, proponho um pequeno teste para que você comece o ano descobrindo se será mais fácil ou mais difícil atingir essas metas. O teste é bem simples e se baseia no seu ano de 2013. Vamos às perguntas:
(a) Passei o ano enrolando, fugindo, com medo, não estudei o quanto poderia, não treinei questões o quanto poderia, não me organizei e não me empenhei.
(b) Passei o ano igual a um maluco ermitão, estudei e treinei tanto que quase surtei (ou surtei!), estou estressado, cansado, com vontade de chorar, de desistir, brigado com a família etc.
(c) Este ano eu consegui estudar muito, e treinar muito, e até fiz alguns simulados. Fiz exercícios físicos de duas a três vezes por semana (mesmo que tenha sido uma caminhada de 50 minutos), tirei um dia ou, ao menos, um turno para descanso, estabeleci metas de estudo e meu quadro-horário e fiz meu máximo para realizar o planejamento. Aproveitei tudo o que pude de professores, livros e apostilas e separei um pouco de tempo para mim todo dia, nem que fossem 5 minutos para ouvir uma música, e dei alguma atenção (a melhor que pude, mas sempre alguma) a meus pais, cônjuge e filhos.
Há hipóteses intermediárias, claro, mas escolha a que mais se aproximam do seu caso no último ano. Se você é um dos dois primeiros casos, tem ajustes a fazer. Se está no terceiro, parabéns!
Sabemos que não é fácil chegar na letra "C" mas são os que chegam que alcançam mais rapidamente a aprovação, por isso, não adianta ficar enrolando, pois quem não estuda e treina bastante não passa; mas também não adianta ficar só estudando como um louco e surtar, ter depressão ou coisa parecida, ou desistir do projeto por "não aguentar mais". Para "aguentar" e fazer bem, é preciso equilíbrio e disciplina.
O que está faltando mais em você? Equilíbrio? Disciplina? Faça uma reflexão e faça o que for preciso para chegar à letra "C". Talvez não seja ainda o ano da aprovação, mas certamente será um ano em que você dará passos largos nessa direção. Você não está só, e tem muito trabalho pela frente para fazer a diferença nesta geração, arregace as mangas e já comece a "mudar o mundo" neste início de ano.
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas os best-sellersComo Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2, William Douglas -Facebook)
Ampliar
Para
os "concurseiros" de plantão, algumas matérias são consideradas "arroz
com feijão", são as disciplinas básicas exigidas na maior parte dos
concursos. O UOL Educação separou 16 sites com material gratuito, como
videoaulas e simulados, para estudar direito administrativo,
informática, inglês, matemática e português. Aproveite as dicas e
mergulhe no estudo Leia mais gabarito
http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/william-douglas/2014/01/22/resolucoes-de-ano-novo.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário