domingo, 4 de novembro de 2018

Como fazer seu pé de meia

Quer se aposentar aos 65 anos? Saiba quanto precisa poupar e como fazer isso com Títulos do Tesouro


https://www.uol/economia/especiais/aposentadoria-previdencia-tesouro-direto.htm#como-fazer-seu-pe-de-meia


Por que usar o Tesouro Direto para a aposentadoria?
O planejador financeiro José Faria Junior recomenda o investimento no Tesouro Direto para acumular recursos para aposentadoria por três motivos: oferece papéis com bom retorno, protege contra a inflação e tem custo baixo.

Tem os custos muito menores que Renda Fixa, onde são aplicados os fundos da Previdência Privada, planos tipo PGBL e VGBL oferecidos por instituições financeiras cobram em geral taxas de administração e carregamento superiores a 2% ao ano, no Tesouro Direto o único custo é a custódia, de 0,3% ao ano. Mas é importante procurar uma corretora que não cobre taxa de corretagem, algumas instituições chegam a cobrar até 0,5% ao ano.

Aqui lista de corretoras credenciadas no Tesouro Direto e as taxas cobradas:

Aqui, como aplicar no Tesouro Direto
https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/guias-financeiros/guia-como-aplicar-dinheiro-no-tesouro-direto.htm

A previdência privada só vale a pena em duas situações específicas, segundo Faria Junior: aproveitar a dedução do imposto de renda do PGBL que vale a pena só para quem declara pelo modelo completo, ou para diversificar os investimentos, buscando produtos de renda variável.

A renda variável é interessante em um cenário de juros baixos na renda fixa. Mas é muito arriscado aplicar em ações diretamente, por isso é melhor aplicar por meio de um fundo.

A recomendação do Faria Júnior é do valor economizado para a futura aposentadoria, colocar 20% em fundos e 80% no tesouro direto.

Para quem começa a poupar mais novo, é recomendado aplicar em títulos do Tesouro Nacional  NTN-B principal com o maior prazo possível, na época do artigo era 15 de maio de 2045. Também chamada de NTN-B (ou Tesouro IPCA+) principal 2045. A NTN-B Principal oferece proteção à inflação porque rendem o IPCA mais uma taxa de juros nominal, também chamada de cupom, que é conhecida no momento da compra do título. Na época do artigo o cupon da NTN-B principal 2045 estava em torno de 5,4% ao ano.

A taxa nominal de 5,4 ao ano equivale a juro real de 4,5% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário