terça-feira, 26 de abril de 2016

Publicado em | outubro 9, 2013 7:20 pm | No Comments
Nesta etapa do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, os mestrandos e doutorandos devem criar um vídeo de 5 minutos sobre os Planos de Inovação concorrentes, além de uma apresentação em formatoPower Point (.ppt), de até 10 páginas. Os trabalhos serão avaliados por votação popular pela internet e por um júri de especialistas. Esta fase será decisiva, pois cinco dos 20 planos concorrentes serão selecionados para a Grande Final.
Crédito: videoproductiontips.com
Crédito: videoproductiontips.com
Elaboramos algumas dicas para ajudá-lo(a) a preparar um bom vídeo. Confira:
1-    Pense antes na forma e no conteúdo – O momento de criação do vídeo é um dos mais importantes. Saiba o que quer fazer e como será feito. Pense em criar um vídeo que você desejaria assistir. O que será preciso para isso?
2-    Faça um roteiro – “Um bom vídeo necessariamente começa com um bom roteiro.” Antes de filmar, crie-o. Esta será a fórmula do seu vídeo, a “receita do bolo”. Procure chamar a atenção do espectador nos primeiros 30 segundos. A mensagem deve ser transmitida de maneira clara e objetiva.
3-    Atenção com a luz – A luz deve estar sempre de frente para quem estiver sendo filmado. Cuide para que a cena esteja bem iluminada. Problemas de iluminação podem distrair o público.
4-    “O som é tão importante quanto a imagem.” – As câmeras e filmadoras costumam ter o microfone na parte frontal. Se for utilizar esta opção, fale alto e de frente para o microfone. Microfones externos têm qualidade melhor, pois não captam ruídos do som ambiente, como acontece com os microfones embutidos.
5-    Escolha um bom programa – A escolha do programa de vídeo é pessoal. Existem programas simples e gratuitos para usuários de PC e Mac, ideais para iniciantes. O Windows Movie Maker já vai instalado em computadores com Windows 7 (aprenda a utilizá-lo). Para o sistema Mac, existe o iMovie, que é fácil de usar (veja aqui).  Um sistema interessante é o PowToon, que é gratuito e online. Para um resultado mais elaborado, podem ser utilizados programas como o Sony Vegas (PC) e o Adobe Premiere (Mac), ambos pagos. Mas há muitos outros.
6-    Capriche na edição – Quase todos os vídeos do Youtube possuem algum tipo de edição, para eliminarem partes longas sem falas, a respiração do apresentador, erros de gravação e dar mais dinamismo.
7-    Não exagere nos efeitos especiais – Pense bem se irá valer a pena utilizar muitos efeitos e dedicar tempo a ales. Só use-os se o roteiro realmente pedir. O que mais importa é o conteúdo, que deve ser transmitido de maneira clara e objetiva.
8-    Use somente trilha sonora autorizada – Cuidado para não utilizar músicas protegidas por direitos autorais, o que poderá fazer com que o seu vídeo seja retirado do Youtube por contrariar as regras de utilização. Procure materiais licenciados como domínio público ou com licença Creative Commons. Alguns sites podem ajudar:www.incompetech.comwww.freesound.org e www.archive.org
9-    Crie títulos e chamadas atrativas – Faça títulos e descrições atrativas para o seu vídeo, que definam bem a proposta do projeto. Qual é a mensagem principal?
10-    Conheça o seu público – Quem é o seu público? Procure identificá-lo para poder mostrar o seu talento e as qualidades do projeto da melhor maneira possível. Quais pessoas você deseja atingir?
Confira também estes artigos e referências:
8 Dicas de Como fazer Otimização de Vídeos no Youtube http://www.seomaster.com.br/blog/como-fazer-otimizacao-de-videos-no-youtube
Editar vídeos no iMovie Mac – para iniciantes http://videolog.tv/511723
Em inglês: Video Planning and Production and more http://storyviz.com/content/category/video/
Apresentação:

http://empreender.simi.org.br/site/?p=1736

Nenhum comentário:

Postar um comentário