Passo a passo: as etapas de uma reforma de apartamento, casa ou escritório
Neste post iremos falar sobre cada etapa de uma reforma de apartamento, casa ou escritório. Uma reforma sempre envolve uma quantia significante de dinheiro e esforço por parte dos envolvidos. Então, deve-se tomar muito cuidado com cada detalhe para evitar desperdícios e retrabalho.
Vejamos, então, como deve ser feita uma reforma de forma eficiente, passo a passo:
1) Determinação das atividades a serem feitas:
A primeira coisa a se fazer é determinar quais são as tarefas que terão de ser feitas na reforma de seu imóvel.
Você vai precisar de um projeto de arquitetura? E de projetos de estrutura, de elétrica e de hidráulica? Existem paredes que deverão ser quebradas? Revestimentos terão de ser colocados? O contra-piso já está preparado? Os móveis serão embutidos? Será colocado um forro rebaixado? São algumas das perguntas que você deverá se fazer e ir anotando em um papel.
2) Orçamentos:
Em seguida, deve-se iniciar a cotação das empresas que irão tomar conta de sua reforma. Você irá pedir que elas façam um orçamento para todas as atividades que você determinou na etapa anterior. Lembre-se que esta etapa é crucial para alcançar uma reforma barata e com bons resultados.
Existem 2 tipos de empresas que fazem reformas: escritórios de arquitetura e construtoras. Cada um deles tem seu lado positivo e seu lado negativo. Ficará a seu critério saber se deseja ter um engenheiro ou um arquiteto tomando conta da sua obra. A melhor escolha dependerá muito do nível técnico do profissional, bem como da complexidade de sua obra.
Decidido isto, partimos para a cotação propriamente dita. Essa é a hora que você deverá entrar em contato com as empresas que desejar. Mesmo que você não tenha muito tempo a perder, vale a pena reservar um momento para entrar em contato com ao menos 5 empresas para ter uma boa base de comparação.
Lembre-se que nem sempre a empresa mais barata é a que deve ser contratada. Muitas vezes empresas incompetentes podem causar atrasos e realizar serviços mal feitos que acabam tendo que ser refeitos. No final, além de um resultado pior e mais demorado, o investimento pode ser até maior.
Sempre confira se as atividades que você anotou estão devidamente descritas nos orçamentos, evitando, assim, futuras dores de cabeça.
3) Planejamento
Decidida a empresa que você escolheu trabalhar, partimos então para mais uma etapa muito importante: o planejamento.
Aqui, você deverá decidir, por exemplo, quando será a data de início de sua reforma e para onde você e sua família irão neste período. Você também deverá coletar algumas informações como o horário que é permitido trabalhar no local e como é feito o recebimento de materiais ao longo do dia (ou da noite, em alguns casos como em salas comerciais).
O ideal é que seja feito um cronograma, indicando data de início e fim de cada uma das atividades da reforma. Você pode (e deve) cobrar isso da empresa que você contratou. Só assim você poderá analisar se a obra está dentro do prazo ou atrasada. É uma boa ideia também conferir se a ordem cronológica das atividades sugerida pela empresa faz sentido. Por exemplo, não faz sentido fazer o forro de gesso após a colocação do piso, pois haveria um risco muito maior do seu revestimento ser danificado.
Feito isso, sua obra estará pronta para ser iniciada.
4) Início das obras
Finalmente, estamos prontos para começar a tão sonhada reforma de sua casa, apartamento ou escritório.
Antes de mais nada, lembre-se de proteger todos os móveis, revestimentos, portas, janelas, vidros e outros objetos que permanecerão no local enquanto a reforma estiver ocorrendo.
Outro ponto que você deve se preocupar é com o descarte do entulho gerado na obra. Dependendo da obra que será feita no seu imóvel, a quantidade de entulho poderá ser muito grande. Aqui, valem 2 dicas: 1) no caso de uma reforma de apartamento ou de um escritório, não acumular o entulho em um só ponto do local, para não sobrecarregar a laje; 2) lembre-se de checar com a empresa contratada para a reforma qual será o destino desse entulho - se caçambas já foram contratadas ou outra solução será dada. No caso do manuseio incorreto desse entulho, você poderá ter problemas com sua vizinhança ou com seu condomínio (podendo até mesmo tomar multas).
Seguidos estes conselhos, agora só resta iniciar a reforma da casa ou do apartamento propriamente dita. Este é o momento que você, como cliente, deve ter em mãos o cronograma fornecido pela empresa e cobrar não só o cumprimento dos prazos, mas também a entrega de um serviço perfeito.
5) Finalização
Com sua obra finalizada, agora resta apenas conferir milimetricamente o resultado obtido. Todo o cuidado é pouco nesta etapa. Atente-se para cada detalhe e faça o pagamento final à empresa contratada apenas quando tiver a certeza de que tudo está de acordo com o que foi contratado - você tem o direito, como cliente, de exigir que a reforma do apartamento, da casa ou do escritório em questão seja entregue da maneira que você solicitou e com perfeição.
Agora (finalmente), só falta você curtir seu imóvel com cara nova!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário